terça-feira, 23 de novembro de 2010

O novo homem do campo

Por Bruna Fernanda Ferreira da Silva e Eliandra Alvarenga Squiavenati
Com as mudanças no mundo e a era da tecnologia, o meio rural se encontra obrigado a atualizar-se de acordo com o “boom” das informações.
Tratando-se de comunicação rural, o jornalista tem um papel muito importante, como um mediador entre as novas tecnologias e o produtor rural. A cobertura jornalística deve ser pautada pela necessidade social do povo do campo.
É necessário modificar essa velha noção de rural para além das atividades produtivas tradicionais, como culturas de criação de animais e inserir no espaço rural a produção de serviços (tais como turismo, lazer, preservação do meio ambiente), e de bens agrícolas, como moradia e artesanato, incluindo também as modernas formas de trabalho. As pessoas ainda tendem a imaginar que o homem do campo é aquele simpático “senhorzinho” com uma aparência de cansaço estampada no rosto e as marcas causadas pelo sol, aquele senhor que acorda as 5h00 e vai dormir as 19h00, sequer nem acompanha um noticiário na TV.
A mídia poderia se voltar para noticiários, programas envolvendo conflitos rurais, como por exemplo, produtores com problemas em suas lavouras que procuram o programa, para que eles se propusessem a encontrar uma solução, ou mostrar como outros trabalhadores agem para solucionar o problema, quais maneiras utilizam.
Estamos no século XXI, muitas propriedades rurais abrigam além do velho rádio de pilha, para as TVs de plasma e acesso à internet via-rádio. É através dessas tecnologias que o homem do campo se mantém informado do mundo acelerado lá fora.
Muitas emissoras de rádio e TV produzem programas especialmente voltados para essa população do campo. No entanto já existem alguns canais próprios. Nesse contexto, é de responsabilidade do jornalista mostrar que o homem do campo não é mais aquela figura frágil e carente de informações.
O jornalista tem como papel intervir e assumir sua função como agente transformador e renovador da sociedade. Conhecendo a realidade rural, o seu significado, mediando a informação com eficiência para a sociedade.

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