terça-feira, 23 de novembro de 2010

Facilidades da cidade no campo

Por: Elias Ribeiro e Franclin Eduardo




No início tudo era muito difícil no meio rural, pois com a falta de tecnologia, o trabalhador rural tinha como opção fazer todo serviço, a partir da força braçal ou animal. Diante de tanta dificuldade, as pessoas abandonaram as áreas rurais e foram para as cidades à procura de trabalhos menos duros fisicamente, com remunerações mais elevadas ou pelo menos mais regulares, e à procura de melhores oportunidades para os filhos.
Ir para a cidade era então visto como uma ascensão social, qualquer que fosse a vida das pessoas lá. Mas o mundo rural mudou muito nos últimos 30 anos. Os tratores substituíram o trabalho braçal e os subsídios comunitários tornaram mais fácil viver no campo. Hoje em todo o lado há supermercados, a toda a parte se chega num instante graças às autoestradas, e a internet tornou possível não só viver no campo, mas trabalhar em funções que outrora só na cidade se podiam exercer.
Hoje, o homem do campo pode contar com infinita tecnologia para o trabalho. Em países como a Holanda, pode se ter vários caminhões e tratores trabalhando ao mesmo tempo com apenas o apertar de uma tecla de computador. No Brasil, ainda não temos essa tecnologia, mas o homem do campo já conta com muitas facilidades. Já se pode ordenhar o gado através da ordenha mecânica, tratores de última geração que facilitam o trabalho, e ainda contam com a tecnologia da informática para orientar e muitas vezes fazer o controle de tudo que acontece na propriedade.
Se não bastasse, ainda existem programas de informações televisivas ou de rádio e internet, totalmente voltados para o meio rural, existem hoje jornalistas especializados para o meio rural, e que tem como principal papel levar até o campo as informações sobre novas tecnologias e conhecimentos sobre novidades que estão sendo trazidos por especialistas de cada setor do meio rural. Hoje pode se interagir e trocar experiências através da internet em tempo real. Troca de informações acontece a todo tempo. Hoje o homem do campo tem uma infinidade de oportunidades de se informar por meio de programas como o Globo Rural, e canais de TV totalmente voltados para o meio rural, como o Canal do Boi, Terra Viva entre outros.
Em suma, o abandono do campo não se faz mais necessário, pois com a chegada da tecnologia e com ela a informação, viver no campo deixou de ser um sacrifício e passou a ser um meio altamente rentável e prazeroso. Afinal, se tem tudo o que se pode ter na cidade com a vantagem da tranquilidade do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário