terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novas mídias, meio rural e o jornalismo

Por Andresa Oliveira e Daniel Araújo



Do século XX até hoje, o Brasil passou por várias revoluções, sendo uma delas, a revolução tecnológica. O processo de urbanização e industrialização das cidades implicou na migração da população rural. Em busca de emprego e melhores condições de vida, o homem que nasceu e cresceu no campo foi para a cidade.
Com as novas tecnologias implantadas no campo, o homem passou a ver o meio rural como uma nova forma de negócio, tornando-o uma das principais atividades econômicas do país. O ambiente que era exclusivo e restrito a atividades tradicionais como a agricultura familiar, hoje ganhou projeção mundial.
Um dos principais fatores na modernização do campo, diz respeito à forma de comunicação. Antes o rádio era o único veículo de informação do homem do campo. Hoje com o advento das novas tecnologias o produtor rural pode ter acesso a mais de uma mídia, como a televisão e internet.
No cenário da comunicação, o jornalista atua como a ponte entre o rural e urbano. A função do profissional da comunicação é trazer e levar notícias do campo para a cidade e vice-versa. O produtor rural que antigamente só atuava como receptor, hoje ocupa lugar de emissor. As novidades tecnológicas aproximaram o campo e a cidade.
Mas será que a imprensa esta realmente cumprindo com seu papel de intermediador entre o rural e o urbano? – Existem várias maneiras de intermediar este ambiente, por meio de revistas, jornais, internet e programas televisivos. A principal função dos veículos de informação é deixar o produtor a parte de tudo o que acontece no mundo rural, e confiante em seus futuros investimentos, pois a partir destas informações ele estará mais informado e assim irá se preparar para o mercado que o aguarda com grandes desafios.
Embora já existam vários veículos de comunicação voltados para o meio rural, há a necessidade de especialização por parte dos jornalistas. Alguns programas de televisão ainda sugerem uma imagem estereotipada do produtor rural.
Com o surgimento da internet, a variedade de informações sobre o meio rural aumenta muito. Mas, não são todos os beneficiados com essa nova mídia, pois apenas 4% dos produtores rurais têm acesso à internet. O jornalista também tem como função cobrar a melhoria na infra-estrutura de telecomunicações para as áreas rurais.
O papel do jornalista no campo é fundamental para o desenvolvimento das comunidades rurais. É através da informação que os produtores rurais de comunicam com o mundo. Com mais especialização, os jornalistas podem trazer a informação da melhor forma possível, tanto para o homem do campo e também para os empresários da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário